quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O papel da música na transformação humana

Em seu livro “Outras terras outros sons”, Maria Berenice Almeida e Magda Pucci escrevem:

Concebemos a música como uma das expressões humanas, uma das muitas linguagens utilizadas pelo homem para falar de si, do seu grupo social e de suas expressões sobre o mundo. A música não existe por si mesma, mas inserida num contexto sociocultural. Quando ouvimos, cantamos e no pensamento ou tocamos música, estamos penetrando parcialmente nesse grupo social e no pensamento desse homem que a criou.
Este texto define o papel da música na transformação humana: ela é capaz de ampliar a percepção do indivíduo sobre si mesmo e o mundo, e suas possibilidades de expressão e de comunicação.

É importante lembrar que música é parte intrínseca de cada ser humano e tem significado relacionado à auto-realização e ao prazer.

A educação pode se realizar em várias instâncias das relações humanas como na família, na rua, na igreja, entre outras, e portanto todas as relações homem-mundo são educativas, isto é, pressupõe-se que em todas elas se aprende e se ensina alguma coisa.

Ao educador cabe a significativa responsabilidade de formar e orientar o desenvolvimento do ser humano. Incluída na educação, a música pode ser um recurso para desenvolver aspectos da formação da personalidade e auxiliar novos aprendizados ao indivíduo. Para Violeta H. Gainza: “Educar-se na música é crescer com plenitude e alegria”.

Através da música podemos ampliar a percepção, a concentração, a imaginação, as possibilidades de expressão dos indivíduos.

Willems, ao relatar a sua constatação dos muitos resultados aos benefícios decorrentes da aprendizagem para o desenvolvimento do ser humano, sintetiza tudo o que aqui se poderia dizer sobre o assunto:

[A música] (...) enriquece o ser humano pelo poder do som e do ritmo, pelas virtudes próprias da melodia e da harmonia; eleva o nível cultural pela nobre beleza que emana das obras-primas; dá consolação e alegria ao ouvinte, ao executante e ao compositor. A música favorece o impulso da vida interior e apela para as principais faculdades humanas: vontade, sensibilidades, amor, inteligência e imaginação criadora. Por isso a música é encarada quase unanimemente como um ator cultural indispensável.
Referências Bibliográficas:
ALMEIDA, Maria Berenice de & Pucci, Magda Dourado Pucci. Outras Terras, Outros Sons. São Paulo: Callis, 2002.
GAINZA, Violeta Hemsy. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus,1988.
WILLENS, E. As bases psicológicas da Educação Musical. Bienne (Suíça): Edições Pró-música, 1970.

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